Todos valores das compras vão direto para as comunidades.

Avive (AM)

 

 asmelcA AVIVE é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 17 de abril de 1999, na cidade de Silves, Amazonas. Tem como missão a defesa, preservação e recuperação do meio ambiente, dos bens e valores culturais, em busca da melhoria da qualidade de vida humana, com especial atenção para as mulheres, no âmbito do bioma Floresta Amazônica.
O projeto que as mulheres da AVIVE estão realizando pesquisa e aprimora técnicas e métodos de exploração sustentável de espécies nativas aromáticas e medicinais, bem como desenvolve atividades de educação ambiental e capacitação técnica. Através da Cooperativa – COPRONAT, fundada em 2003, as Mulheres produzem e comercializam produtos naturais, tais como sabonetes, velas aromáticas e repelentes, incensos, águas aromáticas e artesanatos para aumentar sua renda e melhorar sua vida e a de seus familiares.

O trabalho das mulheres da AVIVE ganhou real propulsão com a realização de uma parceria com a WWF/ Brasil em 1999, para a implantação do “Projeto Comunitário de Produção Sustentável de Óleos Essenciais e produtos afins no Município de Silves-AM”. Desde dezembro de 2002, a parceria com o ProVárzea/Ibama no âmbito do “Projeto Comunitário de Produção Sustentável de Óleos Essenciais da região de Várzea em Silves-AM”, com apoio técnico-financeiro do WWF-Brasil, Ministério do Meio Ambiente (MMA), Department For International Development (DFID), KFW Bankengruppe, GTZ, PNUD Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento e Banco Mundial, está viabilizando as atividades e fortalecendo a iniciativa das Mulheres da AVIVE.

Hoje com 43 sócias, está realizando estudos para aprimoramento e implantação de técnicas e métodos de manejo florestal não-madeireiro de espécies nativas, medicinais e aromáticas, bem como desenvolvendo atividades de educação ambiental e produção de mudas para a reposição florestal na região de Silves – AM.

Prêmios recebidos pela AVIVE até o momento:

  • Dezembro de 2001: o “V Prêmio Ford de Meio Ambiente”, da Ford Motor Company de Conservação Ambiental 2001, na categoria Negócios em Conservação, mostrando que o trabalho das Mulheres da AVIVE Silves pode ser um modelo promissor a ser dissipado na Amazônia;
  • Outubro de 2002: o “ 1° Prêmio Iniciativa Equatorial”, prêmio internacional promovido pela ONU/PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), foi entregue à AVIVE durante a Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+10) em Johanesburgo (África do Sul), por sua ação no combate à pobreza e preservação do meio ambiente;
  • Setembro de 2003: certificados pela Fundação Banco do Brasil em “Tecnologia Social”
  • Maio de 2005: o “1° Prêmio Mulher Empreendedora” pelo SEBRAE/ Nacional;
  • Novembro de 2005: o “2° Prêmio Professor Samuel Benchimol”, na categoria Econômica/Tecnologia, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior;
  • Outubro de 2006: “TOP 100” – Prêmio SEBRAE de Artesanato.

Projetos da AVIVE:

            – Projeto Comunitário de Produção sustentável de Óleos Essenciais e produtos afins – Início: 2000

            – Projeto Comunitário de produção sustentável de Óleos Essenciais na Várzea em Silves-AM” – Início:Dezembro 2002.

            – Projeto Aquarosa, manejo do Pau rosa na reserva da AVIVE – Início: Novembro 2001

            – Projeto Manejo Florestal Não-Madeireiro na Fazenda 2000 – Início: Julho 2006 até 2008

Princípios da AVIVE:

Conservação Ambiental: A AVIVE acredita que devemos motivar comunitárias e comunitários a conversar a floresta via manejo racional e responsável dos seus recursos não madeireiros existentes, mostrando que a floresta em pé vale mais do que sua derruba – garantindo assim que os mesmos estejam acessíveis também para as próximas gerações.

Processo Produtivo: Todo o trabalho é artesanal e em todos os processos é utilizada a mão-de-obra local. São produzidos óleos, essenciais e graxos, 100 % puros e naturais e é promovida a união do conhecimento tradicional com o saber das tecnologias contemporâneas. Atualmente estão em processo de certificação – Manejadores e Cadeia de Custódia;

Nas coletas das matérias-primas respeitam-se:

  • a época certa para coleta de cada espécie;
  • o princípio de coleta racional com utilização de Planos de Bom Uso (coletar com cuidado sem prejudicar a árvore);
  • não são utilizados pesticidas e adubos não-orgânicos nas áreas rurais.

Gênero e Cidadania: Na AVIVE cada mulher é bem-vinda, não importa se é jovem ou de idade, rica ou pobre, instruída ou ignorante, doente ou sadia. O auto-crescimento é possibilitado em cursos, vivências, puxirum, fabricação de sabonetes, velas e incensos, durante reuniões e saídas de campo. (Mas não só mulheres são bem vindas – homens também são, não em posições centrais, mas como apoio e ajuda).

Campanha de Adoção do Pau Rosa: o Município de Silves tem um passado aromático: pelo que contam os mais velhos da região, nos anos 20 do século passado, já funcionava a primeira destilaria de origem inglesa na Ilha Saracá. Uma outra unidade, desta vez brasileira, foi instalada nos anos 50 na floresta, explorando a madeira perfumada na região do rio Sanabani até os anos 70, quando o recurso natural se esgotou e a destilaria foi transferida para o município de São Sebastião do Uatumã – AM. As pequenas mudas que sobreviveram na floresta cresceram e hoje são árvores de médio e grande porte.
É na região do rio Sanabani, que a AVIVE escolheu para implantação de uma área de manejo de relevante importância ecológica, denominada Aquarosa, com o objetivo de recuperar o Pau rosa no município e produzir o óleo essencial à partir da destilação de folhas e galhos da árvore, ao invés da destilação de madeira. Já entre 2001 e 2004, durante a execução do Projeto “Conservação e manejo de espécies florestais ameaçadas de extinção: Pau Rosa e Aquariquara”, em parceria com o INPA, UTAM e com apoio financeiro do FNMA/ MMA foram plantadas 2.000 mudas de Pau Rosa em uma área degradada e clareiras naturais da reserva Aquarosa.

(Texto Extraído do Site da AVIVE: http://www.avive.org.br/bra/index_bra2.php )

Contatos da AVIVE:

Rua 3, Ponta do Marcário,
Bairro Panorama,
CEP 69.110-000 Silves-AM
Tel.: (55)92 3528-2239 • Tel./Fax (55)92 3528-2161

atendimento@avive.org.br

adoteumpaurosa@avive.org.br

Voltar

asmelcbanner

4

1

3